e-Defesa

O sistema e-Defesa permite ao contribuinte, por meio de formulários eletrônicos, elaborar os requerimentos relacionados com a malha fiscal da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF). Após a elaboração do requerimento, o contribuinte deve imprimi-lo, assiná-lo e entregá-lo, acompanhado de toda a documentação comprobatória.

Destinação do Serviço: Contribuintes que receberam documento referente à malha fiscal do IRPF ou que desejam solicitar a antecipação da análise da declaração.

Entrega dos Documentos: Após gerar o requerimento por meio do e-Defesa, o contribuinte deve assiná-lo e entregá-lo para a Receita Federal, juntamente com os demais documentos comprobatórios, de maneira virtual ou presencial.


Para acessar a aplicação, informe os campos abaixo:

Campos de preenchimento obrigatório

Imagem Captcha
Novo Captcha
Audio Captcha
Esta informação ajuda a Secretaria da Receita Federal do Brasil a evitar a consulta por programas automáticos, que dificultam a utilização deste aplicativo pelos demais contribuintes.
Observação: Para que a consulta funcione corretamente, é necessário que o seu navegador esteja habilitado para gravação de "cookies".
Versão 1.00 (20210106-1912)